Como Remover Manchas Secas de Sangue do Sofá

Um pequeno machucado, o nariz sensível ao tempo seco, um acidente na cozinha, imprevistos no ciclo menstrual: esses são alguns dos motivos mais comuns que podem gerar as tão indesejadas marcas de sangue no estofado.

Sendo um fato tão normal, ao mesmo tempo tão temido, é essencial aprender modos práticos para saber como tirar mancha de sangue sem esforço e com rapidez.

Ainda que à primeira vista pareçam marcas difíceis de remover, utilizando os produtos certos e com boas instruções é possível restaurar o tecido sem deixar nenhum vestígio do incidente. Neste post, trazemos algumas maneiras de resolver esse problema sem dor de cabeça. Acompanhe!

Qual é a primeira coisa a fazer quando o sangue cai no estofado?

Antes de sair correndo para pegar o primeiro produto indicado para retirar a marca sangue, é preciso identificar qual o tipo de mancha estamos lidando.

Algumas substâncias têm um melhor efeito quando o borrão acabou de ser feito, enquanto outros detém um poder mais profundo de atuação quando está mais impregnado.

Para saber o que usar nessa emergência, é preciso entender dentro de três parâmetros: manchas frescas, úmidas e secas.

Mancha fresca

Pegue uma porção de água fria ou morna e leve até o móvel atingido, junto de um sabão neutro. Utilizando os dedos, molhe a parte afetada e em seguida esfregue a parte do sabão apenas em cima da mancha.

Água e sabão neutro

O sabão de coco é um poderoso limpante quando utilizado da forma certa. Em manchas que acabaram de serem feitas, a aplicação de água mais o sabão pode ser suficiente para devolver o tecido ao seu estado original.

Para ter um bom efeito, certifique de que o sabão é mesmo neutro, dando preferência para aqueles que são prensados a frio e fabricados com coco de verdade, e não com a sua essência.

Mancha úmida

Nesse caso, a água oxigenada pode trazer resultados melhores do que a água pura. Direcione a saída do produto para a mancha e aplique uma porção suficiente para cobrir a marca. Em seguida aguarde que ela borbulhe. Contenha o excesso e, ao final, remova a água oxigenada com um pano seco para que não molhe a peça inteira.

Mancha seca

Sendo a mancha mais difícil de tirar, é preciso agir o mais rápido dentro do possível para obter os melhores resultados. Utilize um removedor com água fria em cima da superfície, deixando que ele atue pelo tempo descrito na embalagem.

No caso de tecidos que não sejam de lã ou de seda, as gotas de amônia agem de modo bastante eficaz. Ao final, esfregue um pano limpo e seco e capriche no enxágue final do estofado.

Qual produto devo utilizar para remover a mancha?

Assim como o tipo da mancha, a natureza do produto também influencia no resultado da limpeza. Confira qual a usabilidade de cada um deles.

Água oxigenada

Agindo bem com as manchas que ainda estão um pouco líquidas, a água oxigenada tem um poder de atuação que é possível ver a olhos nus. Isso facilita na identificação da hora de retirar o produto, sem deixar resíduos indesejados.

Removedor de manchas

Os produtos de limpeza próprios para retirar manchas possuem um uso mais universal, sendo aceito também por diversos tipos de tecido. Use sempre uma quantidade pequena a moderada, caso contrário pode fazer uma espuma excessiva dificultando o processo.

Bicarbonato de sódio

Poucas pessoas sabem, mas uma mistura simples de bicarbonato de sódio pode ser a solução para muitas manchas. No caso do sangue, a combinação de bicarbonato com um pouco de água funciona para a superfície de estofados, fazendo efeito com rapidez e não deixando nenhuma marca residual.

Para que a mistura tenha o efeito desejado, é preciso deixá-la agindo por alguns minutos. Ao retirá-la do móvel, lembre-se de remover o conteúdo com uma leve pressão, para não deixar o pó acumulado.

Como remover a mancha de sangue do estofado?

Inicie retirando o excesso do sangue (no caso de ainda estar fresco), mas não esfregue, você pode manchar ainda mais o seu estofado. Apenas pressione um pano seco e limpo sobre a mancha e vá removendo o máximo que conseguir.

Se necessário, troque sempre o papel ou o pano utilizado.Em seguida, utilize a mistura ou o produto sobre a mancha, tomando cuidado com o excesso.

Utilize um borrifador para ajudar no processo, que pode ser acionado diretamente sobre o lugar marcado. Caso não tenha um borrifador, um pano limpo e branco é uma boa substituição. Ele deve ser pressionado na superfície sem atingir as partes que não foram sujas.

Porém, é preciso atenção: não utilize água morna ou quente, pois ela pode dar um efeito contrário ao esperado e fazer com que a mancha fique permanente. Faça o procedimento até que o borrão saia por completo.

Uma boa dica é começar a retirada pelas beiradas e claro, escolher um sofá bom. Depois, após o procedimento, utilize um pano seco ou papel toalha para retirar o excesso de água. Repita quantas vezes for necessário até que seque por inteiro.

Como retirar a mancha do colchão?

Escolha o produto mais adequado e separe uma porção pequena. Aplique sobre a mancha no colchão, deixe por alguns minutos para que ela seque e, logo após, utilize uma escovinha de forma cuidadosa para esfregar o local. Ao finalizar o procedimento, utilize o papel toalha para remover todos os resíduos.

No colchão, é normal que as manchas sejam mais persistentes por penetrarem com maior facilidade nas camadas. Por isso, repita o processo quantas vezes for necessário, esperando um leve tempo de secagem entre uma aplicação e outra do produto.

Saber como tirar mancha de sangue do estofado é uma forma de manter o seu móvel com aspecto novo por mais tempo, trazendo a sensação de bem-estar. Siga as dicas deste post e verá que tanto as soluções alternativas como os produtos industrializados são muito eficientes neste processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *