Como remover mancha de gordura?

Imagine a situação: você está comendo uma deliciosa pizza de calabresa no sofá, quando uma fatia cai sobre o móvel. Não é preciso entrar em desespero.

As manchas de gordura são difíceis de tirar do sofá e de tecidos em geral, às vezes nem mesmo os alvejantes mais eficientes dão um jeito.

No entanto, existem alguns truques que podem te ajudar com isso. Não pense que é preciso nada mirabolante, você vai precisar apenas de coisas que quase todo mundo possui em casa.

Veja cinco maneiras bastante fáceis de conseguir tirar aquela mancha chata de gordura da sua camisa favorita ou em algum outro tecido:

Detergente

Esse é um dos “produtos tira-mancha” mais fáceis de conseguir. O detergente não tira a gordura apenas dos pratos, ele também é eficiente em tecidos.

Basta aplicar um pouco dele sobre a mancha e deixar agir por cerca de 24 horas. Depois disso, lave a roupa como de costume e veja o resultado.

Spray para cabelo

Se possuir um spray para cabelo em casa, ele também pode ser utilizado. Basta aplicar o spray diretamente na mancha, instantaneamente, boa parte dela vai desaparecer. Depois de lavar, a mancha desaparece por completo.

Shampoo

O Shampoo é capaz de tirar a oleosidade do cabelo, mas também tem o mesmo efeito sobre tecidos. Basta aplicar na mancha e lavar depois de alguns minutos.

Talco

Primeiramente, utilize um guardanapo para retirar o excesso de gordura, depois disso cubra a mancha com o talco e retire depois de alguns segundo. Se não tiver talco em casa, amido de milho também pode ajudar.

O truque é ideal para roupas, mas também pode ser utilizado para diminuir o estrago feito no sofá, basta limpar bem o pó com um pano depois.

Refrigerante de cola

Existem vários motivos para ter medo de tomar refrigerante de cola, mas você não precisa ter nenhum temor em usá-lo para retirar manchas.

Basta derramar um pouco da bebida sobre a mancha das roupas e deixar agir por uma hora, depois lave. Se o refrigerante ficar por mais tempo ele pode manchar o tecido.

O grande problema da limpeza de estofados, remoção de manchas em roupas coloridas, cortinas, entre outros está em 2 princípios: identificação do tipo de mancha e entendimento sobre qual produto usar para conseguir eliminá-la. Então, antes de chegarmos lá vamos entender alguns conceitos:

 

DICA 01: MANCHAS:

Existem manchas orgânicas e inorgânicas. São exemplos de manchas orgânicas: vinho, cigarro, mofo, frutas, sangue, urina. São exemplos de manchas inorgânicas: óleos, graxa, diesel, gasolina. Ao entender isso você já consegue diferenciar os tipos de mancha e os produtos corretos para eliminá-las.

DICA 02: Entender o pH dos produtos.

O pH é uma medida que define a natureza do líquido, sendo ácido ou alcalino. Um produto neutro tem pH 7. Produtos ácidos tem um valor de pH abaixo de 7. Um exemplo é o vinagre, que tem um pH aproximado de 3. Os alcalinos tem um valor de pH acima de 7. Um exemplo é a pasta de dente, que tem pH aproximado de 9. Mas por que precisamos saber disto?

O pH do produto químico vai definir que tipos de manchas ele vai reagir com mais facilidade. Você naturalmente já faz isso no seu dia a dia e muitas vezes não se atenta a isso.

DICA 03: Manchas orgânicas

As manchas orgânicas saem mais facilmente com produtos de natureza ácida. Um exemplo clássico é o mofo ou bolor. que são fungos filamentados que grudam no tecido causando manchas escuras.

Um limpador neutro como um detergente de cozinha por exemplo não consegue eliminar este organismo. É impossível remover desta forma, mesmo esfregando muito.

Um produto alcalino também não vai ser eficiente e você vai perder tempo e paciência. Um produto ácido com peróxido de hidrogênio como o Oxy2 consegue agir matando o micro organismo eliminando-o.

Porém, você precisa de tempo de ação (as vezes até 24 horas). Assim você consegue, com paciência e cuidado, eliminar este tipo de mancha apenas entendendo o que ela é e qual produto certo para removê-la, preservando o tecido sem manchá-lo.

DICA 04: Manchas Inorgânicas

Manchas de gordura, óleos. Um produto ácido não vai conseguir eliminá-la. Um erro que comete-se corriqueiramente é aumentar a quantidade de esfregadas com intuito de “limpar melhor”.

Ou aumentar muito a concentração do produto químico, podendo causar irritação na pele ou manchas na superfície. Mas isso é uma falsa impressão. Uma higienização perfeita deve ter o químico certo, o tempo certo, a temperatura certa e a ação mecânica adequada.

Se você usa o produto errado para um determinado tipo de mancha, não adianta compensar com força mecânica. Um exemplo de produto alcalino é o Float. É bastante seguro, age rapidamente sobre manchas de gordura e óleos transformando-as em espuma, que facilmente são removidas.

Em casos de manchas mais pesadas de graxa, óleo de motor, protetor solar, você precisa de um produto alcalino mais forte como o Pluri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *