5 Dicas para limpar sofá muito sujo

É inegável que o sofá é um dos itens mais importantes de uma casa. Além de ser decorativo, também é sinônimo de conforto e bem estar. É nele que a maioria das pessoas passa parte do tempo que tem disponível.

Por serem peças de custo relativamente elevado, sofás não são trocados frequentemente e ainda que a decoração da casa seja alterada, a tendência é que ele permaneça por alguns anos.

Por isso, uma limpeza e manutenção correta dos sofás é fundamental para garantir que o item se mantenha conservado, limpo e com aquela carinha de novo.

Confira algumas dicas de como limpar seu sofá e conservar a limpeza por mais tempo. Veja o que você não deve utilizar na limpeza e saiba como se livrar de manchas.

Como escolher o tipo de lavagem do sofá

O tipo de limpeza a ser escolhido dependerá do material que o sofá é feito. Atualmente estão disponíveis no mercado sofás feitos em grande diversidade de materiais: algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, courino, entre outros.

Por isso, antes de realizar a limpeza é necessário saber exatamente qual é o tipo de material do sofá. Também é importante verificar a etiqueta na parte inferior do sofá, onde se encontram os símbolos de instrução de limpeza:

  • Uma etiqueta com o símbolo P significa processo normal de lavagem a seco. Esse tipo de lavagem pode ser feita através de panos de limpeza a seco que são vendidos em supermercados. Aspire o sofá e passe o pano por toda a superfície.
  • O símbolo W significa processo normal de limpeza a úmido, que é a forma mais comum de limpeza onde se utiliza água e produtos específicos, como detergente.
  • A letra F na etiqueta de instrução significa limpeza a seco profissional. Nesses casos a recomendação é não proceder com a limpeza em casa e procurar uma empresa especializada.
  • A letra O significa lavar em água fria.

De maneira geral, não é recomendado utilizar produtos que contenham cloro. O uso do sabão em pó também não é adequado para a limpeza dos sofás. Na dúvida, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.

Como limpar sofá de tecido com água

É muito fácil limpar sofá de tecidos naturais, como algodão e linho, e de veludo. Você pode comprar produtos específicos para esses materiais e diluí-los em água ou fazer uma mistura de um litro de água morna (não quente) com 250 ml de vinagre branco.

Use um pano ou a parte macia de uma esponja para passar a solução escolhida no sofá, depois passe um pano seco e espere secar. Caso você esteja se perguntando como limpar sofá de tecido natural com manchas, a resposta também é simples: basta repetir o processo até que elas saiam.

Como limpar sofá a seco

Existem algumas possibilidades de como limpar sofá a seco: pagar um profissional, usar um pano seco comprado em supermercado ou apostar em bicarbonato de sódio ou álcool. Caso não se sinta preparado para fazer essa limpeza em casa, a melhor opção é procurar uma empresa especializada.

Em sofás de tecido, basta polvilhar bicarbonato de sódio sobre o estofado e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, use o aspirador de pó para retirar.

No caso de sofás de microfibra ou poliéster, aplique álcool sobre a superfície e use uma escova de cerdas macias para esfregar. Faça isso parte por parte, pois o álcool evapora muito rápido.

Como limpar sofá de veludo?

Esse tipo de sofá é bastante suscetível ao acúmulo de poeira. Portanto, é fundamental que seja limpo com frequência. O ideal é que o móvel seja impermeabilizado assim que chegar em sua residência. Essa impermeabilização, que deve ser feita por profissionais, protege bem contra sujeira e líquidos que possam vir a cair sobre ele.

Quanto à frequência, é muito importante que você faça a limpeza, pelo menos, uma vez por semana, com aspirador de pó, escova e o produto que indicaremos. Essa é a única forma de manter seu sofá com cara de novo e evitar que ele provoque doenças respiratórias.

Limpando manchas de café do sofá

Quando acontecer um acidente envolvendo o seu sofá e café, a sua ação tem que ser imediata. Pare tudo o que estiver fazendo e cubra o local com papel-toalha. O papel absorverá o excesso do líquido. Isso vale também para refrigerante, sucos e vinho.

Coloque o papel sempre nas bordas e depois vá indo para o centro. Assim você evita que o líquido se alastre. Quando você controlar a situação e remover o excesso, retire o papel e aplique água tônica ou com gás no local manchado.

As bolhas vão trazer o resto da sujeira incrustada à superfície.Forre novamente com papel-toalha. Vá repetindo o processo até que toda a mancha seja totalmente removida. Em seguida basta limpar normalmente com água e sabão neutro.

Limpar manchas de caneta

Umedeça uma esponja no vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia. Outra opção é passar um pano molhado com demaquilante (removedor de maquiagem) sobre a mancha.

De quanto em quanto tempo deve-se limpar o sofá?

A orientação é para que a limpeza básica seja feita semanalmente. Dessa forma a poeira, pelos e umidade não se acumularão no sofá. Ao derramar qualquer tipo de líquido no estofado, o ideal é imediatamente limpá-lo com um pano seco.

No caso de limpezas pesadas, recomenda-se realizá-las no intervalo de um ano e se possível contratar uma empresa especializada, vale a pena o investimento.

3 comentários em “5 Dicas para limpar sofá muito sujo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *