Como tirar mancha de vinho do sofá novo

O senso comum diz que tudo que é demasiado prazeroso acaba trazendo consigo uma dose de infortúnio. Quem adora comer – e come muito – acaba tendo dor de estômago, quem exagera na bebida terá ressaca e por aí vai. Os enófilos não fogem a essa regra e, algumas vezes, também passam por maus bocados por conta dessa paixão. Uma toalha branquinha e um vinho tinto são o cenário perfeito para uma tragédia shakesperiana.

Mesmo o mais cuidadoso dos enófilos já teve alguma toalha, roupa, sofá ou tapete manchado com a bebida de Baco. E nessa hora, o que deve ser feito? O primeiro passo é não se desesperar. Apesar de não ser a tarefa mais simples do mundo, há algumas maneiras de driblar o problema.

A primeira dica de como tirar mancha de vinho é não entrar em pânico e agir rápido! É muito importante começar a remover a sujeira do sofá quando a bebida ainda está líquida: a mancha seca é em mais difícil de ser removida.

Papel toalha + água e sabão

Retire o excesso de vinho com um papel toalha – o máximo que conseguir “enxugar” – e depois lave apenas o local com água e sabão neutro, secando a área em seguida. Você pode também usar vinagre em vez do sabão.

Sal e limão + água e sabão

Outra dica é usar sal com limão. Aplique os dois produtos de maneira generosa por toda a mancha. O ácido do limão ajuda a dissolver a mancha, enquanto o sal absorve o líquido. Deixe agir por uma hora e depois lave com água e sabão.

Vinagre branco para sofá de couro

Caso o problema tenha ocorrido com o sofá de couro, basta aplicar uma solução de vinagre branco com água fria, e depois secar a área usando um pano limpo de algodão.

O que não fazer quando derramar vinho no sofá?

Além de saber como tirar mancha de vinho, é bom que você saiba o que NÃO FAZER depois que derramar o líquido no seu sofá. Afinal, algumas ações podem danificar o estofado para sempre.

Não se desespere

Como é preciso agir rápido para resolver o problema, ficar nervoso só dificulta o processo. Respire fundo e lembre-se das nossas dicas.

Não use água quente

Embora muitas páginas na internet recomendem a água quente nas receitas de limpeza, fazemos um alerta: ao contrário do que parece, ela ajuda a fixar o vinho na trama do estofado, agravando a situação.

Não use produtos químicos antes de ler as recomendações

Antes de usar os produtos de limpeza que possui em casa, leia o rótulo com atenção e confira onde eles podem ser aplicados. Assim como acontece com a água quente, o uso inadequado dessas soluções pode danificar mais o sofá.

O que tira mancha de vinho?

 O mercado conta com produtos especializados para remover mancha de vinho, além de soluções que servem para objetivos diversos – inclusive acabar com o estrago provocado pela bebida. Conheça os principais.

Sabão líquido super concentrado

Com o auxílio de um pano úmido, esfregue um pouco do sabão diretamente sobre o local da mancha, fazendo movimentos suaves. Depois é só limpar e secar com um pano de algodão limpo.

Caneta removedora de manchas

Existe no mercado uma caneta “mágica”, chama Tide to Go, que promete retirar vários tipos de manchas de tecidos e estofados, incluindo as de vinho. Basta remover o excesso do produto e depois aplicar a caneta sobre o local, pressionando diretamente na mancha.

Produtos caseiros

Se você já conhece nossas receitinhas, já deve imaginar que é possível tirar mancha de vinho com bicarbonato de sódio, vinagre e limão, sem que o estofado sofra danos.

Por falar nisso, veja abaixo como fazer 3 produtos de limpeza caseiros:

Uma dica muito fácil é usar vinho para tirar mancha de vinho. Você não leu errado. É isso mesmo! Se quer saber como tirar mancha de vinho de tinto rapidamente, coloque meio cálice de vinho branco sobre a área da sujeira.

O vinho branco ajuda a neutralizar a mancha de vinho tinto e facilita muito na hora de lavar, bastando um pouco de sabão e água para retirar o que sobrar do produto no sofá.

O ideal é retirar a mancha ainda úmida. Mas se ela já estiver seca, usar alvejante sem cloro auxilia nesse processo. Cada tipo de vinho provoca uma intensidade diferente de mancha, dependendo do corpo e da uva. Por isso, a quantidade de lavagens necessárias pode variar.

Nesse caso, deixamos um adendo: o uso de alvejantes pode danificar o tecido do seu sofá, retirando a mancha de vinho, mas alterando a cor original do estofado. Portanto, muito cuidado!

Tirar manchas de tecido está longe de ser uma ciência exata e, por isso, o que funciona para um pode não funcionar para outro. Geralmente, aqueles vinhos menos encorpados e de coloração mais fraca são mais fáceis de serem removidos, e só um sabãozinho já é suficiente.

Outros, porém, mais fortes, são mais complicados, e pedem outras soluções, geralmente arriscadas.

1 comentário em “Como tirar mancha de vinho do sofá novo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *