Como escolher o tapete da sala?

Peças centrais em decoração de salas de estar, os tapetes são fabricados em diferentes materiais e formatos. Saber como escolher tapete de sala que melhor se encaixe com sua proposta não é uma tarefa difícil.

E algumas dicas cruciais podem facilitar ainda mais todo esse processo de escolha. Assim você terá um tapete que se encaixa perfeitamente com sua decoração e ainda tem um valor funcional para casa.

Conheça algumas dicas importantes de como escolher tapete de sala ideal

Para que você não se arrependa ao adquirir um tapete – alguns estilos tem preços bem salgados – e jogue dinheiro fora com uma peça que não te agrade, vamos passar algumas interessantes dicas.

Qual é o melhor tamanho

O primeiro ponto que precisa ser estabelecido é o tamanho que o tapete terá. Considere a área geral da sala e largura do sofá, o recomendado é que a peça acompanhe as medidas.

Se seu tapete for retangular ou quadrado escolha um de tamanho maior que a largura do sofá, assim a sensação de que talvez tenha sido comprado no tamanho errado some.  Além disto com o tapete por baixo do sofá alguns acidentes comuns provavelmente serão evitados.

Se sua intenção é um tapete mais solto, procure um que acompanhe o tamanho da sala e que favorece os pontos principais do espaço.

Os tapetes arredondados seguem uma linha um pouco diferente, normalmente não ficam por baixo de sofás e sim em mesa de centro ou até sozinhos como ponto focal do ambiente.

Os tipos de material existentes

Os tapetes são separados por dois tipos de classificação de fibra – sintéticos ou naturais e cada um possui uma característica especial sobre.

Os tapetes sintéticos mais comuns são os de nylon, poliéster, polipropileno e acrílico.  Os sintéticos são bem mais resistentes a água e sujeiras que os tapetes de fibra natural.

Já os de fibra natural são os mais conhecidos do mercado- bambu, sisal, linho, lã entre outros. Entre as fibras naturais, os tapetes de lã são os mais resistentes, podendo durar o mesmo que qualquer um de fibra sintética.

Para um linha de design mais rústico os tapetes naturais se encaixam de forma perfeita, já em ambiente mais moderno, os sintéticos têm mais opções estampadas e coloridas.

Para um ar mais aconchegante os tapetes de nylon, algodão e lã são perfeitos.

Seu pelo é mais alto e proporciona aquela sensação de abraço – quem nunca deitou no tapete da sala e aprovou o conforto dos tapetes shaggy.

Coloridos ou mais sóbrios?

Estampado ou não, colorido ou monocromático. Tudo depende da decoração do ambiente em volta ou até mesmo do tipo de resultado que você procura. A regra principal é moderação.

Se o estilo de design que mais te agrada é algo mais sóbrio e simples invista em peças sem nenhuma estampa e com misturas de cores semelhantes. Quando o espaço é reduzido, os tapetes claros são o truque para aumentar o tamanho do ambiente.

Agora se o espaço disponível é amplo, aproveite e aposte em tapetes de cores mais escuras. Se seu negócio é modernidade e quer dar uma cara única para sua sala, existem diversas estampas e modelos coloridos de tapete.

Ao decidir na compra de um tapete, considere também a coloração dos móveis. Um embate de cores entre ambos pode desfavorecer qualquer decoração.

Tapetes redondos

Tapetes redondos são de difícil distribuição, por isso todo cuidado é pouco. Funcionam mais em espaços maiores, delimitando uma bonita poltrona, por exemplo. Quartos de criança também estão liberados para receber o tapete redondo.

Tapetes peludos

Os mais fofinhos convém o uso em ambientes mais acolhedores, onde andamos descalços, como a sala de TV ou o quarto.

Atenção aos pisos

Pisos como granito, mármore ou assoalho de tábua combinam com qualquer tipo de tapete. Já com os pisos de ladrilho, parquê ou mosaico, pedem tapetes lisos e de cor neutra.

Cuidados com a limpeza

Se quer dar vida útil ao seu tapete por bons anos é necessário que passe o aspirador de pó pelo menos uma vez ao dia para que não acumule sujeira.

Já a lavagem do tapete, uma vez por ano é o suficiente. No caso de acidentes no dia a dia com comida, limpe imediatamente o tapete com detergente neutro e pano branco limpo úmido e outro seco para finalização.

Se tiver animais de estimação em casa, evite tapetes de pelo muito alto, pois dificultam a limpeza. Prefira os de pelo curto, melhor ainda os de fibras sintéticas.

– Para evitar escorregões em tapetes, procure no mercado por produtos específicos antiderrapantes que são aplicados embaixo dos tapetes. Agora, para não correr o risco dos comuns tropeções nas bordas, aplique fitas adesivas antiderrapantes, além de evitar o tombo, deixa o seu tapete alinhado.

Ah, não esqueça de tirar a medida do seu cômodo antes de escolher o tapete ideal para cada cômodo. Considerando todas as possibilidades, saber como escolher tapete de sala ideal para sua decoração não é nenhum segredo milenar. Basta um pouquinho de tempo e cuidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *