Como combater os ácaros?

Os ácaros, grandes vilões causadores de alergias em humanos, são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, mas que podem causar grandes transtornos para a saúde.Isso porque eles podem estar em qualquer lugar dentro de casa: é possível ter ácaros nos colchões, nos sofás e nas almofadas da casa, por exemplo.

No entanto, para o ácaro provocar uma reação alérgica, a pessoa já precisa ter algum problema, geralmente são pessoas que têm asma ou rinite, alergias respiratórias mais comuns. Por isso, nesses casos, é ainda mais importante se preocupar com a higienização correta de alguns cômodos da casa.

Muitas vezes, nos preocupamos com lugares públicos e esquecemos de olhar a nossa própria casa como fonte de causadores de doenças. Dentro de casa há utensílios considerados habitat ideal para o acúmulo de micro-organismos, como a tábua utilizada na cozinha para cortar alimentos, que é feita de madeira, ou a toalha do rosto que não é trocada com frequência no banheiro.

Ácaros podem ser encontrados em colchões, tapetes, travesseiros, roupas de cama, bonecos de pelúcia, entre outros itens. Eles adoram ambientes úmidos e são responsáveis por diversas doenças alérgicas, respiratórias e de pele como asma, rinite e dermatite. São seres da mesma classe dos carrapatos, porém, não podem ser vistos a olho nu e se multiplicam com muita facilidade. É possível, por exemplo, encontrar cerca de até 100 mil ácaros em um metro quadrado de tapete.

Os sintomas de alergia ou problema respiratório por ácaro são: crise de espirros frequentes, que podem ser observada principalmente após adentrar um ambiente úmido ou sem janelas, coceira, coriza, irritação nos olhos e congestionamento do pulmão. Os ácaros não se limitam apenas a doenças respiratórias, algumas espécies podem causar problemas de pele. Os cravos de pele também são causados por esses insetos.

A melhor forma de combater esses micro insetos é se prevenir tornando rotina alguns processos de limpeza e higiene para garantir que eles não terão chances de habitar o quarto das crianças. Anote as dicas para afastá-los da sua casa e mantenha sua família em segurança.

Abaixo, você descobre como eliminar a poeira de alguns cantos da casa, protegendo a sua imunidade e sua saúde.

Combatendo os ácaros com a luz do sol

Os ácaros odeiam o sol. Por isso, atos como lavar as peças e colocá-las para secar em dias quentes já eliminam metade dos causadores de alergia. Uma dica caseira é diluir vinagre em água e passar essa mistura com um pano em cima das roupas.

Isso consegue eliminar quase 100% dos ácaros. Além disso, é ideal trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana e substituir o colchão a cada três ou quatro anos.

Usando uma capa para colchões e travesseiros para combater os ácaros

Uma das formas de se proteger dos ácaros é forrando os colchões e travesseiros com capas protetoras. Essas capas devem estar limpas, higienizadas e serem lavadas e trocadas com frequência. Providencie sempre uma capa de travesseiro extra para garantir a troca enquanto a outra está na lavagem e atente-se ao tempo entre uma lavagem e outra.

Aumente as trocas de roupas de cama para garantir o máximo de limpeza possível

Se você tem o hábito de trocar as roupas de cama de quinze em quinze dias, por exemplo, antecipe as trocas para que ocorram semanalmente. Dessa forma, os ácaros não terão chances de ter um ambiente úmido para habitar.

Produtos antiácaros: receitas caseiras e industrializadas ajudam a amenizar problemas

É possível encontrar no mercado hoje em dia sprays com composições que matam os ácaros e aliviam os ambientes propensos. Há também uma receita caseira que é capaz de reduzir um grande volume de insetos de uma única vez.

Ela consiste na mistura de vinagre branco e álcool e deve ser espirrada em locais propensos como: tapetes, cortinas, travesseiros, colchões, sofás, pelúcias, entre outros. Ao realizar o procedimento, é importante que as portas e janelas estejam abertas para garantir a circulação do ar e evaporação rápida do produto.

Se você tem cortinas nos quartos das crianças, por exemplo, deixe as janelas próximas sempre abertas para que os ácaros não fiquem nelas. Os bichos de pelúcia podem ser colocados em prateleiras altas onde a circulação de ar é melhor.

Para reduzir os focos de proliferação de ácaros, tente evitar tapetes em todos os ambientes das casas e mantenha o chão sempre limpo com produtos específicos.

 Aproveita para adequar todas para sua casa e garanta melhor qualidade de vida para toda a família. Esses hábitos ajudarão e deixar tudo sempre em ordem e as doenças respiratórias longe da sua casa e das crianças.

No inverno, não se deixe influenciar pelo clima frio fechando toda a casa para evitar correntes de vento. Lembre-se que a circulação de ar não só é importante para manter os ambientes com tendência à umidade mais arejados, mas também de impedir a proliferação de vírus como o da gripe, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *